top of page

Aproveitemos o Corona Vírus

  • Foto do escritor: Dario de Melo
    Dario de Melo
  • 22 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

O ensino oficial sempre viu no ensino privado, uma espécie de intruso mal vindo aos seus domínios. De um lado os “misturados”, do outro os que não se queriam misturar. De um lado, mostravam-se os alunos ricos, numa escola bem paga e com melhores condições de trabalho e, supostamente, com um melhor aproveitamento e, do outro sobrantes e não reclamantes que já davam graças só por terem escola.


O corona vírus trouxe a lume um tanto destas diferenças: os privados usaram a internet com uma melhor e pedagogicamente mais cuidada capacidade de improvisação; o ensino oficial revelou uma certa laxismo de quem acha que o que é preciso é cumprir, fazendo de qualquer maneira, porque patrão não reclama da qualidade.


Poderíamos estar aqui a discutir os porquês, a adiantar as desculpas, a procurar justificações.


Porém, o que interessa, é aproveitar os trabalhos do que o ensino privado terá feito, juntar-lhe como condimento alguma da experiência do oficial e das “Missões” para que migalha aqui, migalha acolá o gabinete pedagógico do Ministério faça um total, que nos importe a todos.


Como sabeis, quando este vírus acabar, continuaremos com um outro vírus; o dos professores que não sabem ensinar, porque ninguém lhes ensinou.


Com as experiências falhadas, por exemplo o ensino das línguas nacionais, não aprendemos nada

Vamos então procurar ensiná-los agora.


Temos o Canal 2 da TPA que pode constituir a solução para este Ensino de Emergência e resolver um problema que, a continuar, prejudicará uma boa meia dúzia a de gerações de crianças.


A televisão que mais ou menos todos os professores terão, transmitirá em horário de 12 horas 2 horas para cada classe, seguindo o horário oficial, os “Mestres” explicarão o plano da lição e farão a aula de demostração com alunos.


1 Comment


mtendinha
Apr 22, 2020

A TPA2 tem 2 horas diárias programadas, o que de facto é muito pouco.

Like
© Copyright - Dario de Melo
bottom of page